(Por Mariana Carneiro - Matéria públicada no Jornal Interação)


O Ouro Minas Grande Hotel realizou nos dias 21 e 22 de agosto a 1ª Exposição Ouro Minas do Cavalo Árabe. A exposição contou com os mais belos animais de mais de 70 criadores de várias regiões. O evento foi organizado pelo Haras Mig e apoiado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) e contou com a presença dos juizes Bob Boggs, Luiz Álvaro Rocco e João Oscar Rodrigues Guardia.
Os cavalos árabes por muito tempo pertenceram a tribos de beduínos do deserto da Arábia que mantiveram a pureza da raça. Os animais eram muito cobiçados pelos reis do mundo inteiro, pela sua agilidade, inteligência e elegância. A raça chegou ao Brasil no começo do século passado e, hoje, o país é o 4º maior criador, com um plantel de animais selecionados conhecidos internacionalmente. As características destes espécimes em relação aos outros cavalos são narinas mais dilatadas, pulmões maiores, cascos mais resistentes e cabeça sempre posicionada para cima, que lhe proporciona uma beleza rara cobiçada por criadores do mundo todo.
A exposição durante muito tempo foi realizada em Uberlândia, e Araxá foi escolhida este ano pela beleza natural do cenário do Ouro Minas Grande Hotel e Termas.
Na categoria performance, em primeiro lugar ficou Raja, do expositor Leandro de Aguiar, do Haras Cruzeiro. Em segundo lugar ficou Panzzer, do expositor José Alves Filho, do Haras JM.
Na categoria halter, em primeiro lugar ficou Mystic, do Haras Vila dos Pinheiros Ltda. Em segundo lugar ficou Thazza Di Napoli, do expositor José Alves Filho, do Haras JM.
Vários visitantes e araxaenses foram visitar a exposição, que contou com a presença do presidente do Banco Alfa – Fábio Alberto Amorozino, do presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe – João Roberto Sozillo, do presidente da Localiza – Salim Mata e do dono do Banco Alfa – Aloísio Faria.
Eduardo Silva Neto foi conferir de perto a exposição. “Achei muito interessante esta exposição, já que Araxá nunca recebeu algo do tipo; são animais elitizados, sangue puro, do tipo que só vemos em filmes”.

0 comentários:

Postar um comentário