(Por Mariana Carneiro - matéria publicada no Jornal Interação)


O Dia do Soldado, festejado dia 25 de agosto em todo o Brasil, foi comemorado em Araxá com solenidade composta pelo 1º sargento Juarez Souza da Silva, do Tiro de Guerra, Capitão Barros, atiradores, funcionários civis e autoridades de nossa cidade.
A data tem como objetivo enaltecer o trabalho dos membros do Exército Brasileiro e foi instituída para homenagear Luiz Alves de Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro nascido em 25 de agosto de 1803. Aos 20 anos, Luiz já era capitão e ficou conhecido como Duque de Caxias, que lutou e defendeu nosso país em vários confrontos.
O termo soldado deriva do latim solidarius, alguém que é pago para servir.
O serviço militar é obrigatório por lei desde 1908 - rapazes que completam 18 anos devem se alistar em alguma das forças armadas e servi-la durante um ano.
Segundo o 1º sargento Juarez Souza, esta data visa a relembrar os fatos históricos vividos naquela época de grande importância para a integridade nacional. “Nesta data, nós comemoramos a memória do Duque de Caxias, que foi o maior soldado do Exército Brasileiro e por isso foi escolhido como nosso patrono. Suas virtudes são utilizadas até hoje como exemplo para os militares da atualidade, jovens que se incorporam na atividade todos os anos e veem Duque de Caxias como exemplo para que tenham onde se espelhar na conduta militar”, explicou.
Durante a solenidade ocorreu a formatura geral, com a entrega da boina verde-oliva aos atiradores e a leitura da ordem do dia. Esta boina representa o soldado e o Exército brasileiros.
O desfile do dia 7 de setembro foi adiado como medida preventiva à nova gripe (A-H1N1), pela Prefeitura Municipal, mas serão realizados momentos cívicos em vários locais da cidade, começando na Praça da Fundação Cultural Calmon Barreto, nesta segunda - 31 de agosto. No dia 7 de setembro, também na praça da Fundação, será realizado um evento simples, mas de grande representatividade para não deixar a data passar em branco.

0 comentários:

Postar um comentário