(Por Mariana Carneiro - matéria publicada no Jornal Interação)

A dupla de humoristas Caju e Totonho invade o palco e apresenta o espetáculo “Vamos fala de coisa boa?”. A peça será apresentada dias 5 e 6 de setembro, no Teatro do Ouro Minas Grande Hotel. A trama relata situações do dia a dia, em que se incluem sátiras a programas de TV, passinhos de dança que foram sucesso, várias formas de receber um Oscar e muitas outras situações que tornam o espetáculo um show de humor. Maiores informações pelo 3669-7000, não deixe de conferir.
(Por Mariana Carneiro - matéria publicada no Jornal Interação)

O café com prosa, realizado no dia 2 de setembro no Gabinete da Prefeitura, se deu com todos os representantes dos programas e subprogramas de Assistência Social, mantidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano.
O objetivo do café foi esclarecer e apresentar novos projetos da Prefeitura para a aproximação dos dois órgãos.
Durante a reunião, o prefeito, Dr. Jeová, apresentou o projeto de construção do novo estádio e do shoppnig que será construído no lugar do atual estádio.
Segundo ele, todas as mudanças são ações que geram empregos e melhoria de renda para os araxaenses.
Dentro desta visão de geração de empregos, a administração atual trabalha com dois eixos, o primeiro é o fortalecimento dos políticos da cidade, e o segundo é o dos geradores de empregos, que são os empresários. Juntamente com os dois eixos estão sendo estudados e desenhados projetos e ações como o macro projeto da construção do Shopping Center, já que Araxá está passando da casa dos 100 mil habitantes.
Em toda sociedade moderna, uma cidade que tenha população acima de 100 mil habitantes e cujas condições geográficas lhe confiram a posição de cidade-polo, referência na região, tem a necessidade da criação de um Shopping, sinal de progresso.
“Nós já tivemos a oportunidade de ser visitados por empresários do Pão de Açúcar, do Carrefur, e até empresários portugueses, interessados na construção do shopping. E, por outro lado, nós estaremos construindo em Araxá um novo ponto turístico, que é um novo estádio que venha abrigar também uma arena olímpica, para trazermos mais eventos para a nossa cidade, uma vez que já existem comentários de que Araxá será uma das sub-sedes da Copa de 2014”, explicou o prefeito.
(Por Mariana Carneiro - materia publicada no Jornal Interação)

O presidente da Câmara, vereador Carlos Roberto Rosa, realizou no dia 31 de agosto uma reunião entre vereadores e representante do Sebrae, atendendo a pedido da vereadora Lídia Jordão. O objetivo da reunião foi fornecer informações sobre os programas atualmente desenvolvidos pelo Sebrae em apoio às micro e pequenas empresas de Araxá.
Segundo o coordenador da Macrorregião Oeste do Sebrae – Otávio Gomes de Menezes, a empresa conta com projetos individuais e programas como o Educampo para a área rural, além de outros como turismo de bem-estar e turismo de negócios, que foram lançados este ano e se prorrogarão até 2011.
“Fizemos apresentação do trabalho do Sebrae em Araxá e chamamos a atenção para projetos que mantêm convênio com a Prefeitura Municipal e têm que passar pela Câmara. Então eu abri bem mais o projeto de turismo de bem-estar e de negócios”, explicou o coordenador.
A reunião aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença dos vereadores Márcio de Paula, Garrado, Juninho, Mateus, Carlos Roberto, Lídia Jordão e Edna Castro.
(Por Mariana Carneiro - matéria publicada no Jornal Interação)

A Expomodas – Exposição de Roupas de Goiânia, realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, movimentou a cidade. Várias pessoas passaram pelo local para aproveitar a promoção e comprar roupas e assessórios com preços a partir de 5 reais.
“O movimento foi muito bom, fomos muito bem recebidos aqui na cidade e vamos trazer mais novidades na próxima semana”, comentou a lojista Cleida Vitória da Silva.
A feira voltará a Araxá no próximo dia 17 de setembro com mais novidades, e será realizada no mesmo lugar, rua Lázaro Ribeiro da Silva , bairro São Cristóvão.
(Por Mariana Carneiro - matéria publicada no Jornal Interação)

O Departamento de Trânsito e Transportes promoveu reunião, no dia 31 de agosto, com várias entidades ligadas ao setor para apresentação da programação da Semana do Trânsito, que ocorrerá entre os dias 21 a 25 de setembro. O dia 22 será o dia nacional do projeto “Um dia na cidade sem meu carro”, um momento de reflexão sobre a realidade devastadora do trânsito de nossas cidades e a busca por possibilidades de alterar este quadro, visando a conscientizar a população para a diminuição da poluição e do congestionamento, enquanto se preserva o meio ambiente.
“O objetivo é fazer com que no dia 22 as pessoas deixem seus veículos em casa e vão trabalhar ou fazer outras atividades a pé ou de bicicleta, ou seja, se conscientizem de que durante um dia vão fazer a diferença”, comentou a supervisora de Educação para o Trânsito - Lenda Maria Martins.
Araxá, pela primeira vez, realizará este projeto nacional presente em mais de 60 cidades do País. Durante a semana Nacional de Educação e Segurança no trânsito, ocorrerão blitzes educativas e palestras em várias escolas. As escolas que quiserem devem entrar em contato com o Departamento de Transportes mostrando interesse pela atividade, que contará com apoio de vários órgãos como Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, DER, DNIT, Vera Cruz, entre outros.
(Por Mariana Carneiro - crônica publica no Jornal Diario de Araxá)

Durante o nosso trabalho, presenciamos várias histórias, tensas, tristes, engraçadas, horríveis ou constrangedoras. Todas elas marcantes, cada matéria uma lição por menor que seja. É claro que temos nossos privilégios, pertencemos ao 4º poder, seguindo o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Somos a voz de um povo sofrido, que se cala diante de meras circunstancias e precisa de pessoas como nós para denunciar e apurar fatos escandalizados.
Muitos pensam que o curso mais fácil ou o emprego melhor é o de Jornalistas, nos vêem como oportunistas e fofoqueiros. Mas ninguém vê o que se passa atrás de nossas lentes e bastidores. Aqui se vive pessoas comuns, com sede de vida, com ganância de sabedoria, com raça e atitude para informar pessoas que “não sabem ler”. Raiva, ódio, paixão, personalidade, inteligência, transparência e verdade são nossas ferramentas de trabalho.
Estamos em todos os lugares, seja ele bom ou ruim. Uma sala de redação confortável, ou um sol estupendo, festas ou funerais, chuva ou frio, dia normal e feriados. Há muito não sabemos o que é um bom descanso, poder dormir sem se preocupar em acordar cedo para não deixar a fonte esperando.
Quantos amigos profissionais desta área já foram ameaçados, mortos e torturados? Talvez porque somos gente que fala verdades. Trabalhamos com a mente, desmentimos “verdades”.
Ninguém vê o que se passa em nossos pensamentos, corações. Não podemos demonstrar sentimentos sob nenhuma hipótese, mesmo quando não estamos controlando a lágrima em nossa face. Aprendemos a ser frios.
Às vezes, trabalhamos com pessoas difíceis de relacionar. O difícil acesso a fontes e a pressão da chefia é o que chamamos de “profissão repórter”. As melhores fontes nem sempre querem dar entrevistas, os melhores gravadores as vezes não funcionam. Se nossas anotações foram imprecisas não temos vergonha de perguntar de novo.
Mas, como em qualquer outra profissão, erramos e, às vezes, esses delitos têm o preço de uma vida inteira. Nosso papel é informar, arregaçar as mangas e se tiver que escolher entre um amigo e uma notícia, não tenha dúvida, ficaremos com a notícia. Como se diz o velho ditado “um raio não cai duas vezes no mesmo lugar”.
Agora se você ainda acha que não fazemos nada, o problema já não é nosso. Como dizia o grande músico Frank Zappa, “um repórter de rock é um jornalista que não sabe escrever, entrevistando gente que não sabe falar, para pessoas que não sabem ler”. Ninguém gosta de assumir que existem pessoas mais inteligentes que nós, não é engraçado?!
(Por Mariana Carneiro - matéria publicada no Jornal Interação)

A escritora araxaense Selma Melo foi selecionada para fazer figuração de cenas especiais no filme Chico Xavier, em Uberaba. As gravações aconteceram no dia 22 de agosto, na referida cidade.
Selma foi uma das 150 pessoas selecionadas entre os mais de 400 inscritos, e interpretou uma visitante que descia de um ônibus e formava uma fila para entrar na casa de Chico.
“Me emocionei muito quando Nelson Xavier (o Chico) foi chegando em um carro de época, bem devagar, passando pela multidão que o esperava e o povo gritando seu nome: Chico, Chico...”, comentou a atriz, emocionada.
(Por Mariana Carneiro - matéria publicada no Jornal Interação)


O Dia do Soldado, festejado dia 25 de agosto em todo o Brasil, foi comemorado em Araxá com solenidade composta pelo 1º sargento Juarez Souza da Silva, do Tiro de Guerra, Capitão Barros, atiradores, funcionários civis e autoridades de nossa cidade.
A data tem como objetivo enaltecer o trabalho dos membros do Exército Brasileiro e foi instituída para homenagear Luiz Alves de Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro nascido em 25 de agosto de 1803. Aos 20 anos, Luiz já era capitão e ficou conhecido como Duque de Caxias, que lutou e defendeu nosso país em vários confrontos.
O termo soldado deriva do latim solidarius, alguém que é pago para servir.
O serviço militar é obrigatório por lei desde 1908 - rapazes que completam 18 anos devem se alistar em alguma das forças armadas e servi-la durante um ano.
Segundo o 1º sargento Juarez Souza, esta data visa a relembrar os fatos históricos vividos naquela época de grande importância para a integridade nacional. “Nesta data, nós comemoramos a memória do Duque de Caxias, que foi o maior soldado do Exército Brasileiro e por isso foi escolhido como nosso patrono. Suas virtudes são utilizadas até hoje como exemplo para os militares da atualidade, jovens que se incorporam na atividade todos os anos e veem Duque de Caxias como exemplo para que tenham onde se espelhar na conduta militar”, explicou.
Durante a solenidade ocorreu a formatura geral, com a entrega da boina verde-oliva aos atiradores e a leitura da ordem do dia. Esta boina representa o soldado e o Exército brasileiros.
O desfile do dia 7 de setembro foi adiado como medida preventiva à nova gripe (A-H1N1), pela Prefeitura Municipal, mas serão realizados momentos cívicos em vários locais da cidade, começando na Praça da Fundação Cultural Calmon Barreto, nesta segunda - 31 de agosto. No dia 7 de setembro, também na praça da Fundação, será realizado um evento simples, mas de grande representatividade para não deixar a data passar em branco.
(Por Mariana Carneiro - matéria publicada no Jornal Interação)

O presidente da Câmara Municipal de Araxá – Carlos Roberto Rosa, a pedido do vereador Mateus Vaz, realizou dia 24 de agosto uma reunião entre representantes da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig e demais vereadores, para o esclarecimento dos serviços que são de competência da empresa para com a cidade.
Atualmente, a empresa é responsável por 12% do mercado nacional, atuando em Minas e mais 15 estados brasileiros com geração de energia para mais de 6.500 milhões de consumidores, inclusive no Chile.
Durante a reunião foram apresentados vários projetos da empresa e feitos esclarecimentos sobre as obras da Cemig, que podem ser solicitadas diretamente na sede da empresa ou na Prefeitura.
Segundo Geisa Maria Rodrigues Goulart – Agente Comercial de Relacionamento com o Poder Público, a Cemig recebe muitos requerimentos a respeito de melhorias na iluminação pública e às vezes não cabe a ela o dever de solucioná-los. “Tudo que é reclamação inerente à iluminação pública - com relação a lâmpadas apagadas ou acessas - pode ser feito diretamente pelo próprio cliente e pela própria população, de um modo geral através do sistema 116. E quando se tratar de obras de rede, ou seja, implantação de mais postes - seja para atender o cliente que não tem energia ainda ou para melhorar a iluminação em algum ponto - já é direto com a Prefeitura”, esclareceu.
Estiveram presentes os vereadores Marco Antonio Rios, Lídia Jordão, Carlos Roberto, Mateus, Juninho, Edna, entre outros.
(Por Mariana Carneiro - matéria publicada no Jornal Interação)

O prefeito de Araxá assinou, no dia 25 de agosto, convênios com as instituições Sesi e Moto Clube 100 Destino para ajudar na realização de festas como 19º Encontro de Artes Cênicas e 8º MotoFest Sem Destino.
O Sesi de Araxá recebeu dois convênios, um de 20 mil reais para a realização do “19º Encontro de Artes Cênicas” que, por medidas preventivas pela gripe Influenza A (H1N1), foi adiado, e o outro convênio foi de 46.990 mil reais para manutenção da Escola de Dança do Sesi.
O Moto Clube 100 Destino recebeu 13 mil reais para eventuais despesas do seu 8º encontro, que será realizado nos dias 11, 12 e 13 de setembro.
José Edmilson Zorzi – gerente do Sesi Araxá, destacou o apoio da Prefeitura nesses vários anos de evento. Hoje, a Escola de Dança do Sesi conta com 305 meninas de 6 a 16 anos e atua como nova possibilidade profissional na carreira delas.
“A prefeitura sempre apoiou este evento porque entende que é um evento de repercussão regional e atrai turistas para a cidade, então a administração viu esta importância e assinou convenio com a Arte também”, finalizou.
O presidente do Moto Clube 100 Destino, um dos organizadores do MotoFest, afirmou que a verba será usada para a montagem do placo e dos sistemas de som e iluminação do Parque de Exposições. O evento contará com apresentações acrobáticas e show de banda Peixe Piloto, Banda Bakana, entre outras.
(Por Mariana Carneiro - Matéria públicada no Jornal Interação)


O Ouro Minas Grande Hotel realizou nos dias 21 e 22 de agosto a 1ª Exposição Ouro Minas do Cavalo Árabe. A exposição contou com os mais belos animais de mais de 70 criadores de várias regiões. O evento foi organizado pelo Haras Mig e apoiado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) e contou com a presença dos juizes Bob Boggs, Luiz Álvaro Rocco e João Oscar Rodrigues Guardia.
Os cavalos árabes por muito tempo pertenceram a tribos de beduínos do deserto da Arábia que mantiveram a pureza da raça. Os animais eram muito cobiçados pelos reis do mundo inteiro, pela sua agilidade, inteligência e elegância. A raça chegou ao Brasil no começo do século passado e, hoje, o país é o 4º maior criador, com um plantel de animais selecionados conhecidos internacionalmente. As características destes espécimes em relação aos outros cavalos são narinas mais dilatadas, pulmões maiores, cascos mais resistentes e cabeça sempre posicionada para cima, que lhe proporciona uma beleza rara cobiçada por criadores do mundo todo.
A exposição durante muito tempo foi realizada em Uberlândia, e Araxá foi escolhida este ano pela beleza natural do cenário do Ouro Minas Grande Hotel e Termas.
Na categoria performance, em primeiro lugar ficou Raja, do expositor Leandro de Aguiar, do Haras Cruzeiro. Em segundo lugar ficou Panzzer, do expositor José Alves Filho, do Haras JM.
Na categoria halter, em primeiro lugar ficou Mystic, do Haras Vila dos Pinheiros Ltda. Em segundo lugar ficou Thazza Di Napoli, do expositor José Alves Filho, do Haras JM.
Vários visitantes e araxaenses foram visitar a exposição, que contou com a presença do presidente do Banco Alfa – Fábio Alberto Amorozino, do presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe – João Roberto Sozillo, do presidente da Localiza – Salim Mata e do dono do Banco Alfa – Aloísio Faria.
Eduardo Silva Neto foi conferir de perto a exposição. “Achei muito interessante esta exposição, já que Araxá nunca recebeu algo do tipo; são animais elitizados, sangue puro, do tipo que só vemos em filmes”.